A IBM anunciou uma nova arquitetura de nuvem híbrida aberta projetada para ajudar provedores de telecomunicações a adaptar sua infraestrutura à inovação. Contando com 35 parceiros, o “IBM Cloud for Telecommunications” (IBM Cloud para Telecomunicações) promete acelerar a transformação dos negócios e agilizar a modernização de aplicações e infraestrutura para o uso do 5G e de computação de borda.
A novidade vai de encontro à necessidade de provedores de serviços de comunicações (CSP, na sigla em inglês) que, segundo pesquisa do IBV, 60% querem virtualizar toda a sua rede, mas apenas metade deles estão preparados para virtualizar em um ambiente nativo da nuvem. Construído no IBM Cloud Satellite, atualmente em beta, e aproveitando o Red Hat OpenShift, os clientes podem implementar os serviços IBM Cloud em qualquer lugar: na nuvem, no local ou na ponta (edge), enquanto atendem aos requisitos específicos do setor e proteção de dados.
A plataforma também integra e estende o IBM Edge Application Manager e o IBM Telco Network Cloud Manager para ajudar a reduzir os custos de infraestrutura relacionados à rede, aumentar a automação, agilizar a implementação de serviços de última geração e entregar novo valor ao consumidor e à empresa.
Como a plataforma foi construída em uma arquitetura aberta, foi possível aprimorar um grande ecossistema de parceiros para fornecer serviços. Entre os 35 parceiros já anunciados, se encontram Nokia, Samsung, Cisco e Dell Technologies, além de outros fornecedores de equipamentos de rede, de softwares e de hardware.
Fonte: IPNews, escrita por João Monteiro