Indústrias dobram a produção com um sistema de gestão

24/02/2021
Imagem: Jcomp, de envatoelements
Imagem: Jcomp, de envatoelements

As indústrias têm passado por um processo de tecnologia com a indústria 4.0. Um passo extremamente importante para essa modernização é a instalação de um sistema ERP para a indústria. Se a indústria não tem um sistema ERP em uso, coletando dados de produção, estoque e produtividade para a melhoria dos processos, a empresa vai perder oportunidades e terá maiores dificuldades para implementar a reestruturação da nova era digital.

Algumas indústrias já trabalham com um sistema de gestão, porém, ainda assim, esse sistema pode não fazer uma gestão completa, com processos ineficientes e de baixa produtividade. Em alguns casos existe até a necessidade de realizar controles paralelos rudimentares, com anotações em papel, planilhas de Excel ou algo parecido.

Importância de um sistema de gestão adequado na indústria
Com um sistema de gestão para indústria completo, é possível se manter à frente da concorrência, dobrando a produção e, consequentemente, dobrando os lucros. Os desafios são enormes, e um sistema de gestão adequado ao negócio é essencial para não perder o foco no que realmente merece atenção.

Um sistema ERP pode levantar dados sobre demanda de pedidos ou necessidades do mercado, fornecendo informações confiáveis e completas sem tornar o processo burocrático. É possível também reduzir o tempo de captura das informações, aumentando o conhecimento sobre o processo industrial.

Além disso, são disponibilizadas ferramentas de análise de dados práticas e modernas que devem fazer parte do dia a dia, gerando indicadores de forma rápida e sem duplicidade. Um bom sistema consome o menor tempo possível dos usuários, sem burocracia e complexidade, sem depender de consultores e grandes prazos para mudanças, de acordo com a realidade da indústria, que não permite mais prazos tão grandes.

Segundo José Claudionor, CEO da ADV Tecnologia, o Sistema ERP para indústria faz o papel essencial para iniciar essa caminhada para a indústria 4.0, "é muito difícil imaginar tecnologias como big data, robôs, realidade aumentada, até mesmo uma produção com sistema just in time em uma indústria sem informações elementares, desde cadastros padronizados, processos de compras, vendas, estoques, planejamento e controles da produção".

Fonte: Terra