Mineração e startups juntas em busca de inovação e tecnologia

Fonte: https://portaldamineracao.com.br/

Mineradoras desenvolvem estratégias de inovação para impulsionar negócios e soluções tecnológicas no setor

A mineração é uma das atividades extrativistas mais antigas do mundo e importantes para a economia. Em razão disso, o setor investe em evoluções tecnológicas em busca de superar os desafios impostos pela indústria. O avanço de diferentes tipos de inteligências artificiais, uso de big data para monitoramento e análise de grandes volumes de dados e diversas outras soluções tecnológicas utilizadas para otimizar processos e conferir mais segurança já são uma realidade.

Assim, as empresas mineradoras têm avançado na busca por soluções cada vez mais inovadoras. Uma das estratégias adotadas, visando tornarem-se cada vez mais competitivas e rentáveis, é o investimento em desenvolvimento ou parcerias com startups focadas em tecnologia. 

nvestimento em Corporate Ventures

Para isso, uma estratégia utilizada pelas mineradoras é a criação das chamadas Corporate Ventures, também conhecidas como CV. Esse modelo de empreendedorismo corporativo é aplicado para dinamizar o processo de inovação. Uma das modalidades de CV é a Corporate Venture de Capital (CVC), uma forma de financiamento que apoia um negócio promissor.

Para exemplificar, trouxemos algumas iniciativas e soluções inovadoras apoiadas ou desenvolvidas por grandes empresas do setor mineral. Confira!

  • Minnig Hub

Criado em 2019, o Minning Hub é uma iniciativa de Inovação Aberta voltada a todos os integrantes da cadeia de mineração. É um exemplo de colaboração e co-construção de soluções com inovação na indústria de mineração. O Minnig Hub possui diversos programas voltados para solucionar desafios exclusivos das mineradoras e fornecedores associadas, como o M-Spot, o M-Start, o M-Conect e o M-Impact.

Atualmente, são 21 mineradoras associadas, 20 fornecedores associados e 17 startups contratadas. Além disso, possui um ambiente de trabalho neutro e colaborativo com o propósito de troca de conhecimento. Conheça mais sobre a iniciativa no site: https://www.mininghub.com.br/pb.

  • Açolab

A Açolab é uma iniciativa da ArcelorMittal. Caracteriza-se como um espaço colaborativo, que incentiva o desenvolvimento de soluções inovadoras. A Açolab viabiliza novos negócios, projetos de alto valor agregado, estabelece parceria com as startups e desenvolve um ecossistema de inovação aberta.

A ArcelorMittal, por meio da Açolab, criou a CV Açolab Ventures. Um tipo de Corporate Venture de Capital (CVC) para startups que proponham soluções relacionadas à construção civil, experiência do cliente, matérias-primas, canais de venda, logística, produtividade, redução de custo, produtos alternativos ao aço, eficiência ambiental, entre outras. Conheça mais sobre as iniciativas no site: https://www.acolabam.com.br/.

  • CSN Inova

Criada em 2018, a CSN Inova é o braço de inovação da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional). A CSN Inova é responsável por catalisar a transformação dos negócios da empresa em direção a uma gestão focada no ESG. Por meio dela, a Companhia estruturou, em 2020, a CSN Inova Ventures, visando capturar as melhores oportunidades de investimento em tecnologias disruptivas com alto potencial de crescimento, além de  promover a aproximação da CSN a startups e soluções no Brasil e no exterior. Assim, há uma transição de indústrias tradicionais para um futuro mais inteligente, conectado e sustentável. Saiba mais sobre a CSN Inova no site: https://www.csninova.com.br/ 

  • Gerdau Next

A Gerdau Next é a divisão de novos negócios da Gerdau, lançada em junho de 2020. Tem a missão de diversificar o portfólio da companhia por meio da criação e incorporação de novas empresas em segmentos estratégicos. A empresa também investiu em uma CVC e desenvolveu a Gerdau Next Ventures, um fundo de aceleração de startups. Conheça mais sobre a iniciativa no site: https://www2.gerdau.com.br/gerdaunext/