ERP para Metal Mecânico e Plásticos

Para o subsegmento de que atua com produção sob encomenda e customizada, principalmente caracterizada para produtoras de Metal Mecânico e Plásticos, a TOTVS entende como principais desafios:

  • Inovar no desenvolvimento tecnológico - time-to-market de novos produtos;
  • Aumentar a lucratividade via controle do custeio produtivo - acompanhamento de estoques vs. pontualidade nas entregas e retrabalhos ao longo da cadeia produtiva;
  • Reduzir custos de carregamento dos estoques - pressões de preço e risco de precificação de matérias-primas;
  • Fornecer propostas comerciais atraentes - flexibilidade para gerar propostas comerciais;
  • Reduzir os custos fiscais da operação e ter uma “indústria limpa” e conquistar certificações ambientais, como a ISO 14001- resposta às novas exigências fiscais e de órgãos regulatórios .

E os benefícios observados nos clientes que já adquiriram a TOTVS, foram:

  • Assertividade no desenvolvimento e lançamento de novos produtos;
  • Controle e acompanhamento das entregas facilitado;
  • Gestão eficiente da qualidade e da rastreabilidade de produtos e serviços;
  • Possibilidade de definição de Política Comercial flexível e robusta;
  • Resposta rápida às novas exigências fiscais e de órgãos regulatórios;
  • Inúmeras visões de projeções de venda futura.

Macroprocessos

Em nossa solução, subdividimos o processo de negócio de bens de capital em:

  • Desenvolvimento e introdução de novos produtos;
  • Suply chain;
  • Produção e armazenagem;
  • Gestão da manutenção, e
  • Serviço ao cliente.

No Subprocesso de Desenvolvimento e introdução de novos produtos são suportadas a atividades relacionadas a:

  • Gestão visual e colaborativa de processos de inovação;
  • Planejamento de custos e investimentos em novos produtos;
  • Avaliação da percepção dos consumidores com ferramentas de CRM, e
  • Rastreabilidade e controles históricos.

No Subprocesso de Supply Chain Management são suportadas as atividades relacionadas a:

  • Planejamento das necessidades de matérias-primas e serviços;
  • Alçadas de aprovação de compras flexíveis e mutiplataforma;
  • Ressuprimentos controlados;
  • Controles de qualidade de acordo com as normas regulatórios;
  • Conferencia de carga e descarga;
  • Otimização de fretes
  • Otimização de rotas;
  • Controle de portarias, e
  • Gestão e rastreamento de frotas.

No Subprocesso de Produção e Armazenagem são suportadas as atividades relacionadas a:

  • Engenharia de produto e dos processos;
  • Planejamento e execução da produção;
  • Controle dos recursos envolvidos no chão de fábrica;
  • Planejamento avançado da produção;
  • Gestão de indicadores;
  • Gestão da armazenagem, e
  • Gestão ambiental.

No Subprocesso de Gestão de Manutenção são suportadas as atividades relacionadas a:

  • Gestão dos contratos de manutenção;
  • Gestão de ativos
  • Controle de garantia;
  • Reposição de peças;
  • Manutenção preditiva
  • Manutenção preventiva, e
  • Manutenção corretiva.

No Subprocesso de Suporte ao Cliente são suportadas atividades relacionadas a:

  • Relacionamento com o cliente;
  • Automação da força de vendas;
  • Acompanhamento geográfico visual das vendas;
  • Garantia de uso de política comercial padronizada;
  • Análise integrada de crédito;
  • Controle de descontos e bonificações, e
  • Adequação ao fisco e legislação.